quarta-feira, 27 de julho de 2011

Aniversariantes

Postado por Raphael Vidigal on quarta-feira, julho 27, 2011 with 1 comentário
Os aniversariantes musicais da semana são Nelson Sargento e Rômulo Paes!



Nelson Sargento



Data de nascimento: 25/07/1924

Naturalidade: Rio de Janeiro, RJ

Profissão: compositor, cantor, escritor e pintor

Sucessos: "Agoniza Mas Não Morre", "Idioma Esquisito", "Falso Amor Sincero", "Vai Dizer a Ela" (com Carlos Marreta), "Nas Asas da Canção" (com Dona Ivone Lara), "Cântico à Natureza" (com Jamelão e Alfredo Português)

Ainda na infância foi morar no morro da Mangueira, onde logo conheceu Cartola e Nelson Cavaquinho, com quem aprendeu a tocar violão. O apelido "Sargento" veio de sua época no exército. Entrou para a ala dos compositores da Mangueira levado por Carlos Cachaça, e compôs sambas-enredo para a escola na década de 50. Nos anos 60 freqüentava e bar Zicartola, onde conheceu outros sambistas e músicos da zona sul carioca. Participou, convidado por Hermínio Bello de Carvalho, do espetáculo "Rosa de Ouro" (1965), ao lado de Elton Medeiros, Clementina de Jesus, Araci Cortes e Paulinho da Viola, entre outros. Em seguida integrou o conjunto "A Voz do Morro", e com ele gravou "Roda de Samba 2", um marco do gênero. Nos anos 90 gravou discos no Japão, incluindo composições inéditas de seu parceiro Cartola. Foi tema do documentário "Nelson Sargento", de Estêvão Pantoja, lançado e premiado no final da década de 90. Paralelamente à atividade de músico, Nelson Sargento é também escritor (já lançou dois livros), ator (trabalhou em "O Primeiro Dia", de Walter Salles e Daniela Thomas e "Orfeu do Carnaval" de Cacá Diegues) e pintor primitivista, atividade que desenvolveu graças ao conhecimento obtido na profissão de pintor de paredes, que exerceu por vários anos.



Rômulo Paes



Data de nascimento: 27/07/1918 - 4/10/1982

Naturalidade: Paraguaçu, MG

Profissão: compositor, radialista e cantor

Sucessos: "Sebastiana da Silva", "Açucena cheirosa" (com Celso Garcia), "Marcha das flores" (com Henrique de Almeida), "Minha Belo Horizonte" (com Eli Murilo Cláudio), "Gatinha Angorá" (com Vera Marlene)

Filho de Waldemar Tavares, professor de Filosofia da Música no Conservatório Mineiro de Música, e primo de Ary Barroso. Casou-se com Maria Aparecida Guimarães Tavares e teve dois filhos. Foi, também, jornalista e vereador em Belo Horizonte, cidade que batizou uma praça com seu nome, em uma confluência com a Rua da Bahia, que ele imortalizou com a frase: "A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta". Em 1935, iniciou carreira de cantor de rádio acompanhando-se ao chapéu de palha, mas não chegou a gravar discos. Mais tarde, foi diretor artístico da Rádio Guarani e comandou a Rádio Mineira. Nos 20 anos que trabalhou em radiofonia lançou nomes, entre eles, Dalva de Oliveira. Sua primeira composição foi gravada pelos Anjos do Inferno. Em 1956, teve a toada "Açucena cheirosa", com Celso Garcia, gravada por Luiz Gonzaga,e o fox "Flor do céu", com Henrique de Almeida, registrado por Carlos Galhardo. Ainda nesse ano, Dircinha Batista gravou as marchas "Galinha carijó", com Ivo Jorge e "Minha Belo Horizonte", com Eli Murilo. Terminava seus programas de rádio com frases pitorescas, como estas: "O sol nasce para todos, e a sombra para quem merece. Quem não tem tacho grande não inventa cabeça de boi. Passarinho que dorme com morcego amanhece com a cabeça baixa. Em rio de piranha, malandro nada de costas."

Um comentário:

  1. Prezado Acir Antão, parabéns pelo excelente BLOG. Só aqui encontrei a informação que procurava, ou seja, as datas de nascimento e falecimento de nosso querido Rômulo Paes.
    Fraterno abraço do José Maurício Guimarães
    http://www.zmauricio.blogspot.com/

    ResponderExcluir